quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Associações de vitaminas com sais minerais


Além dos sais minerais como cálcio, magnésio, potássio, existe um conjunto de outras substâncias inorgânicas, presentes em pequenas quantidades nos tecidos e que são necessárias em diversos processos metabólicos. Estas substâncias são por vezes designadas por micronutrientes. Incluem, entre outros, o cobalto, o cobre, o ferro, o iodo, o manganésio e o selénio. O ferro participa no transporte e acumulação muscular de oxigénio; o iodo é necessário para a síntese das hormonas da tiróide; os outros micronutrientes participam como co-factores enzimáticos.
Embora estejam descritos síndromes resultantes da carência de alguns desses micronutrientes, só em casos de carências dietéticas graves ou de solicitações metabólicas muito aumentadas (como por exemplo na gravidez) é que se justifica o recurso a suplementos desses micronutrientes.


As formulações contendo ferro são apresentadas dentro do âmbito dos antianémicos. Os outros micronutrientes encontram-se geralmente em associações contendo, também, outros sais minerais e vitaminas.
Estas associações, por vezes muito complexas, escapam à sua descrição sistemática. Como suplementos, poderá justificar-se o seu emprego profiláctico de carências, em situações de aumento das necessidades vitamínicas e minerais (gravidez, aleitamento, prática desportiva intensa) ou de deficiente aporte ou absorção (idosos, dietas desequilibradoras, alcoolismo, má absorção, diarreia crónica, etc.).
As associações de sais de cálcio com vitamina D são sobretudo usadas como parte da terapêutica da osteoporose, dado que a vitamina D favorece a absorção do cálcio. 


Sem comentários:

Enviar um comentário