quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

As Vitaminas e a Nutrição artificial

Vitaminas

As vitaminas são substâncias orgânicas de origem natural que intervêm em importantes processos metabólicos; não são sintetizadas no organismo ou são-no em quantidade insuficiente.
As deficiências em vitaminas resultam de uma dieta inadequada, de uma situação física que requer um aporte suplementar (gravidez e aleitamento, esforço físico excessivo, RNs e idosos) ou de uma deficiência patológica ou induzida por fármacos.
Regra geral, pessoas saudáveis, com uma dieta equilibrada, não necessitam de suplementos vitamínicos e, na ausência de qualquer deficiência vitamínica diagnosticada, a ingestão suplementar de vitaminas é inútil. Apesar disso, o uso de suplementos vitamínicos está profundamente implantado na opinião pública que vê à sua disposição uma variedade imensa de associações de vitaminas e sais minerais, em medicamentos não sujeitos a receita médica e, como tal, passíveis de publicidade.
A toma de doses excessivas de vitaminas do grupo hidrossolúvel (complexo B e vitamina C) tem poucos riscos mas é desprovida de efeito terapêutico devido à rápida excreção, através da urina.



Vitaminas em Nutrição Artificial

No suporte nutricional artificial, é fundamental o fornecimento de doses terapêuticas adequadas de vitaminas. Não só pelo seu importante papel no metabolismo, mas também para evitar deficiências clínicas. Existem formulações de multivitaminas para uso parenteral que, embora não sejam consideradas plenamente satisfatórias, devem ser incorporadas às soluções de nutrição parenteral. Muitos factores de forma isolada ou associada têm condicionado a ocorrência de deficiências vitamínicas ou então modificado os requerimentos durante a nutrição parenteral total. As necessidades ou doses exactas para todos os micronutrientes não são claramente estabelecidas. É discutida a importância das vitaminas no suporte nutricional venoso, as suas necessidades, as formulações existentes e os aspectos clínicos das síndromes de deficiências vitamínicas normalmente observadas em doentes mantidos em nutrição parenteral total.


Sem comentários:

Enviar um comentário